14 comidas típicas ao redor do mundo que você não pode perder

 
Experimentar a culinária local é uma excelente maneira de conhecer as peculiaridades de cada lugar e uma oportunidade única para ter contato mais profundo com a cultura e história de cada destino. Frequentar restaurantes de comida local é uma excelente maneira de entrar em contato com pessoas e conhecer novos hábitos. Abra a mente e arrisque-se: experiências gastronômicas podem criar memórias de vivências inesquecíveis! Listamos 14 pratos típicos deliciosos ao redor do mundo para você provar:


1. Clam Chowder
     Estados Unidos


A sopa de mariscos típica da Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos, tem sua origem nos primeiros imigrantes que adaptaram os ingredientes e temperos disponíveis no local. Há versões branca (base de leite) e vermelha (base de tomate), dependendo da região. Inesquecível. 


2. Ceviche
     Peru


Considerado patrimônio cultural da nação, além de afrodisíaco, é o prato mais conhecido da culinária peruana. Existe uma variedade muito grande das receitas em cada região. Os pescados são marinados em limão peruano, cebola, sal, alho e pimenta. Divino.


3. Curanto
     Chile


De origem indígena, é o prato típico da Ilha de Chiloé no sul do Chile. Um grande cozido de mariscos, peixes, carnes e batatas é preparado embaixo da terra sobre pedras quentes e cobertos com camadas de folhas de nalca. Sem similar em nenhum outro lugar, o Curanto é resultado de horas de preparação de forma coletiva e cooperativa. É uma experiência gastronômica imperdível!


4. Döner kebab
     Turquia


O prato nacional turco é feito de carne colocada num espeto vertical giratório que é fatiada em camadas finas na medida em que vai assando e servida m seguida. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou frango. Há vários nomes alternativos para o prato, dependendo do país, uma vez que é muito popular em todo o Oriente Médio e na região europeia dos Bálcãs. Há pratos similares em culturas vizinhas, como o shawarma e o gyros. Existem muitas variações, como o Adana Kebab (carne vermelha com pimenta e páprica), o Kebab Shish (brochetes de carne e vegetais) e o surpreendente Testi Kebab (carne e vegetais cozidos num pote de barro selado com pão e quebrado ao meio com uma espada ao ser servido). Simplesmente delicioso.


5. Irish Stew
     Irlanda


O guisado irlandês, um dos pratos nacionais, é um ensopado substancial e saboroso elaborado com carne de cabrito ou cordeiro, batatas, cebolas, couve-branca, alho, cenoura e aipo. Tradicionalmente era cozido em fogo a céu aberto. Há uma variação do prato feito com carne bovina, páprica e cerveja Guinness. Não dá para não provar.


6. Locro
     Argentina


O ensopado preparado com abóbora, feijão, milho, batata, pimentão, porco, linguiça, cebola, sal e pimenta. Muito popular é apreciado tanto na Argentina, como no Equador, Peru e na Bolívia. O Locro Criollo, considerado a “feijoada argentina”, é saborosíssimo!


7. Goulash
     Hungria


É um cozido de carne bovina ou suína picada, cortada em cubos e acrescida de farinha, cebola e especiarias. Originalmente preparado pelos pastores húngaros, o goulash é hoje popular também na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro. A receita conhecida no ocidente é chamada na Hungria de 'pörkölt'. Muito consistente e ótimo para aquecer no inverno!


8. Coq au Vin
     França


É uma receita que remonta ao período do Império Romano, o prato foi criado para Júlio César ao conquistar a Gália. Leva galinha (galo) cozida com bacon, cebola, alho, vinho tinto, cogumelos e salsa. Sabor inigualável da França.


9. Polvo Galego
     Espanha


Prato típico da região da Galícia, é servido em pratos de madeira e consiste em rodelas grossas de polvo cozido polvilhado com pimentão e sal grosso e regado a azeite. Uma delícia.


10. Bobotie
     África do Sul


Herança da culinária malaia trazida pelos escravos indonésios, o “prato nacional da África do Sul”, segundo a ONU, lembra uma lasanha, apesar de não ter massa. Seu recheio leva carne moída com curry, passas e temperos doces, assada com uma cobertura de ovos batidos e leite. Sabor exótico e picante.


11. Enchilada
     México


Muito popular, a receita clássica dos povos maias era considerada "Prato dos Nobres".  A panqueca (tortillas) de milho é recheada de carne de vaca, feijões ou frango, com molho de piripíri e queijo ralado. Pode ser acompanhada de guacamole (puré de abacate temperado) pasta de feijão, salsa mexicana, nachos, arroz e, claro, muita pimenta. Hoje o prato apresenta muitas versões. Procure a menos condimentada, para não chorar na pimenta...


12. Chaat
     Índia


Consiste em uma massa frita (puri) misturada com diversos ingredientes conforme a versão, tais como arroz, batata, pasta de pimenta, cebola, coentro e molho de tamarindo. Pode também incluir lentilhas. É o prato mais popular da culinária local de Mumbai. Em geral é servido em um prato de metal ou tigela de folha de bananeira seca e deve ser comida com a mão direita sempre. Comida indiana é para aqueles que gostam de uma boa pimenta!


13. Pad thai
     Tailândia


Um dos pratos mais adequados ao nosso paladar, dentro de uma culinária muito diferente, simultaneamente salgada, doce, ácida e apimentada. É preparado com talharim de arroz frito, caldo de peixe, ovo, camarão (Pad thai goong), porco ou frango e uma pitada do sabor marcante do tamarindo. Vale a pena conferir.


14. Gyudon
     Japão


Consiste em uma tigela de arroz coberta com carne bovina e cebola cozidos em um molho levemente adocicado feito de dashi (algas), shoyu (molho de soja) e mirin (um tipo de saquê doce), normalmente servido com beni-shoga (gengibre curtido). O gyudon é encontrado em muitos restaurantes japoneses e é tão popular que existem cadeias de fast-food especializadas no prato. Mais japonês, impossível.


 
© 2014. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff