10 atrações imperdíveis em Barcelona

 

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, que possui sua própria língua e cultura, e um marcante espírito independente. A cidade tem uma atmosfera única, com muitas cores e estilos excêntricos na arquitetura. É um destino completo, com uma rica história e paisagens deslumbrantes. Listamos os 10 pontos turísticos imperdíveis para você visitar em Barcelona:


1. La Rambla

Caminhar pelos 1.200 metros da Rambla, sentir sua atmosfera e observar seus edifícios fazem parte de um ritual necessário para se conhecer a vida e a história de Barcelona. A Rambla surgiu com a modernidade, quando foi traçada para ser um espaço amplo em uma cidade medieval de ruas estreitas e tortuosas, se tornando o local de encontro dos cidadãos de todas as classes, artistas de rua e turistas. Vai da Plaça Catalunya até a praia, dividindo a cidade antiga, com o Barri Gòtic de um lado e o Raval no outro. Quando a Rambla chega ao mar, encontramos o Mirador de Colón, de onde se pode admirar uma bela vista do seu topo.


2. Barri Gòtic

Parte do distrito da Ciutat Vella, o Bairro Gótico é o núcleo mais antigo da cidade e seu centro histórico. Bairro medieval com belas igrejas, ruínas romanas e o antigo bairro judeu, o Call Jueu, é considerado por muitos a alma e o coração da cidade. As vielas estreitas, as praças, os pátios e recantos escondidos, lojas ecléticas e belas construções o tornam uma das áreas mais vivas e atraentes para se explorar em Barcelona. Destaque para a Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia e para a Plaça del Rei.


3. Park Güell

Símbolo de Barcelona e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, este parque, um dos trabalhos mais emblemáticos de Antoni Gaudí, é um espaço monumental que integra a arquitetura Modernista à natureza de forma singular. A escadaria da entrada, com sua fonte decorada com um dragão, é uma das imagens mais típicas de Barcelona. O parque possui o maior banco do mundo, bem como a pequena casa de Gaudí, onde ele viveu por vários anos, hoje o Museu Gaudí. Em todo o parque é utilizada a técnica catalã chamada trencadís, que se caracteriza por um mosaico de ladrilhos coloridos quebrados, trazendo uma singularidade ao parque que o torna um espaço urbano único.


4. La Sagrada Família

Um dos ícones mais emblemáticos da cidade, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com as demais obras de Gaudí. Seu estilo sem igual, expressão do modernismo catalão, é resultado da criatividade sem limites do autor, uma mistura de estilo Gótico e Art Noveau. Inacabada à época da sua morte, após quarenta de dedicação do artista e com apenas uma quarta parte concluída, a catedral continua permanentemente em construção de acordo com os planos originais, com previsão para conclusão em 2026, centenário de morte do artista.


5. Museu Picasso

Situado em cinco palácios em estilo gótico catalão que datam dos séculos XIII e XIV, é um museu com ênfase nos anos de formação e juventude do artista, com 3.800 obras que mostram o vínculo sólido entre o pintor e a cidade de Barcelona. Possui um extenso programa de exposições que complementam as coleções permanentes.





6. Castell de Montjuïc

O Castelo, construído em cima do Monte Montjuïc, é uma antiga fortaleza militar de 1640 com uma longa história intimamente ligada à história da própria cidade. Sua posição estratégica a uma altitude de 170 metros o torna a construção mais alta de Barcelona, proporcionando uma excelente vista de 360 graus sobre o Mar Mediterrâneo, o porto e a cidade, que pode ser desfrutada do terraço no último andar. O castelo pode ser acessado por um lindo passeio no teleférico de Montjuïc.


7. Prédios Modernistas 

O Modernismo foi um movimento cultural catalão centrado em Barcelona entre os anos de 1888 e 1911, famoso por sua expressão arquitetônica. Os prédios modernistas são emblemáticos e dão um charme especial à cidade. Há um punhado de edifícios modernistas em Barcelona. O ideal é escolher pelo menos dois deles para visitar. Os mais famosos são a Casa Milà, Casa Batlló e Palau Güell, de Antoni Gaudí, e o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, de Lluís Domènech i Montaner.



8. Fundació Joan Miró

Localizada no Parque Montjuïc, num magnífico edifício de estilo mediterrâneo projetado por Josep Lluís Sert, abriga o mais importante acervo público de obras de Joan Miró. A carreira artística de Miró e a grande variedade de técnicas utilizadas são amplamente representadas pelos mais de 14.000 itens em exibição, entre pinturas, esculturas, desenhos e estampas em tecidos, que permitem uma compreensão abrangente do processo criativo do gênio catalão. Além das obras de Miró, a Fundação também tem uma pequena coleção de arte contemporânea composta de presentes e empréstimos de grandes artistas e oferece exposições de arte contemporânea, apresentando as últimas tendências artísticas.


9. Poble Espanyol

O Poble Espanyol é um museu ao ar livre que consiste em uma verdadeira vila em escala real composta por 117 edifícios, ruas e praças que reproduzem as construções características de diferentes regiões da Espanha. Foi construído em Montjuïc para a Exposição Internacional de 1929 como pavilhão dedicado à arte e permaneceu como zona de interesse e entretenimento. É uma oportunidade para apreciar a diversidade da arquitetura espanhola. Possui todo o equipamento urbano de uma aldeia verdadeira, incluindo escolas, restaurantes, casas noturnas e excelentes lojas de artesanato. É interessante visitar à noite, pela agitação e aproveitando seu horário estendido.


10. Palau de la Música Catalana

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, símbolo da Art Noveau catalã, esta luxuosa sala de concertos é uma obra de arte imperdível. Foi projetada pelo arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner, também autor do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau. Sem igual, a decoração requintada e cheia de detalhes impressiona os visitantes e artistas que nela se apresentam. Ícone do Modernismo, é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.



Veja também: Guia de Barcelona

 
© 2014. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff