Os 10 mais belos castelos do Vale do Loire

 
O Vale do Loire é uma das principais regiões turísticas da França e impressiona por sua beleza e riqueza cultural. Na região, que está a duas horas de Paris, há 42 castelos (châteaux) lindos e bem preservados. A natureza ao redor completa o cenário, que é considerado um dos mais deslumbrantes do mundo. Como é praticamente impossível visitar todos na mesma viagem, listamos os 10 mais belos castelos para incluir no seu roteiro:


1. Château de Chenonceau

por Djof (CC BY NC SA)

Também conhecido como "Castelo das Damas", devido às sete mulheres que comandaram a propriedade, o Castelo de Chenonceau é lindo por dentro e por fora. Uma visita ao local permite compreender o papel das mulheres no Renascimento.



2. Château de Chambord

por Michal Osmenda (CC BY SA)

Construído para ser pavilhão de caça de Francisco I, o Castelo de Chambord é um dos melhores exemplos de arquitetura renascentista da França. Demorou mais de trinta anos para ser construído durante o séc. XVI e é, provavelmente, o mais extravagante dos castelos da região.


3. Château de Chaumont

por Felouch Kotek (CC BY SA)


Erguido sob a construção remanescente de uma fortaleza do séc. X, o Castelo de Chaumont foi oferecido por Catarina de Médici para Diana de Poitiers, amante do seu falecido marido Henry II, em troca do mais desejado Castelo de Chenonceau. Anualmente, de abril a outubro, o local é palco do Garden Festival, com jardins projetados por profissionais do mundo todo.


4. Château du Clos Lucé

por Ceridwen (CC BY SA)

Famoso por ser residência de Leonardo da Vinci nos seus últimos anos de vida, entre 1516 e 1519, o pequeno Castelo de Clos Lucé está localizado a 500 metros do Castelo de Amboise, com o qual está conectado por uma passagem subterrânea.


5. Château de Villandry

por Jean-Christophe Benoist (CC BY)

O castelo destaca-se pelos seus magníficos jardins, por isso é importante verificar as condições meteorológicas antes de programar sua visita.


6. Château d'Azay-le-Rideau

por stephanemartin (CC BY SA)

Um dos mais românticos castelos do Vale do Loire, o pequeno Azay-le-Rideau foi construído em uma ilha no rio Indre e impressiona por sua arquitetura inspirada no Renascimento italiano. 


7. Château de Sully

por aeshnaton (CC BY NC)

O Castelo de Sully é um dos mais elegantes da região e possui uma coleção de tapeçarias impressionante. Em junho o local é palco de um festival de música clássica.


8. Château de Cheverny

por blieusong (CC BY SA)

O belo castelo de Cheverny destaca-se por seu interior requintado, com uma grande coleção de tapeçarias, móveis e obras de arte. O local é lar de cerca de 70 cães de caça e os visitantes podem participar de sua alimentação diária.


9. Château de Blois


por Panic01 (CC BY  NC SA)

Construído no centro da cidade de Blois, o Castelo foi residência de vários reis da França e compreende diversos edifícios construídos entre os séc XIII e XVII.


10. Château d'Ussé

por flo21 (CC BY SA)

Localizado na floresta de Chinon com vista para o rio Indre, o Castelo de Ussé é digno de conto de fadas. Charles Perrault inspirou-se nele para escrever o conto "A Bela Adormecida".


Veja também: Guia de Paris

 
© 2014. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff